LaMuSA 

Laboratório de Música, Sonologia e Áudio

Para usar o laboratório, entre em contato com a equipe do LaMuSA por meio do site:

https://embap.curitiba1.unespar.edu.br/menu_embap/estrutura-fisica/lamusa

Sede Barão: sala de controle de uso exclusivo para gravações no auditório.
Sede Tiradentes: laboratório completo, com cabine e todos os equipamentos.

Acústica Musical

1º bimestre

Plano de ensino: https://almeidaribeiro.com/acustica.pdf
Material: https://www.dropbox.com/scl/fo/r5fp00kikph0dt9nupbu5/ABvyRP_YwhIVS-2DjsWVtGE?rlkey=kitsy9loovv8agtvt4frnajx4&dl=0


04/04 – Plano de Ensino; Cronograma; Avaliação. Onda sonora e propriedades do som (parte 1/2).
11/04 – Onda sonora e propriedades do som (parte 2/2). Série harmônica.
18/04 – Modelos de Clássico e Moderno de Timbre.
25/04 – Cents, fórmula cents, notação e transcrição. Afinação Natural / Just Intonation
02/05 – Afinação Pitagórica.
09/05 – Temperamentos históricos: Rameau, Werckmeister e Partch. Temperamento Igual (parte 1/2).
16/05 – Temperamento Igual (parte 2/2).
23/05 – Onda Estacionária. Cordofones friccionados. Cordofones dedilhados e de tecla.
06/06 – Aerofones. Idiofones. Membranofones.
13/06 – Avaliação 1º bimestre: prova. 

2º bimestre

20/06 – Revisão e correção da prova.
27/06 – Tratamento vs. Isolamento. Intensidade sonora e dB. Reflexão. Difusão. Som direto vs. som refletido. Eco e som reverberante.
04/07 – Difusores de Schroeder. Absorção e Coeficientes de absorção.
25/07 – Modos Acústicos. Métodos de medição: TR, Resposta de frequência de uma sala.
31/07 – ONLINE: Avaliação EXTRA 1ºbi “Pôster” (entrega por email)
01/08 – Paralisação Docente.
05/08 a 09/08 – ONLINE: Atendimento perante agendamento (opcional)
11/08 – ONLINE: Avaliação 2º bimestre (entrega por email): trabalho em trio “Diagnóstico da qualidade acústica de uma sala perante medição”.
22/08 – Exame Final (presencial, horário normal de aula)

Composição 3

1º bimestre

Plano de Ensino: https://almeidaribeiro.com/composicao.pdf
Material: https://www.dropbox.com/sh/0b1dkotka6lhui6/AAD26IL7Hsger0HnopjXKL1Aa?dl=0

03/04 – Introdução: professor; plano de ensino; cronograma. Discussão de projetos artísticos para o ano.
10/04 – A escola norte-americana experimental: “Music on a long thin wire” de Alvin Lucier.
17/04 – “Entrevista James Tenney”. Análise de “Postal Pieces” (1971) de James Tenney. Análise de notação expandida: New Notation Symbols (Reginald Smith Brindle) [DROPBOX]
24/04 – Concerto Prática Artística com obras dos professores de composição de CR (na Barão, 18h50)
08/05 – “Music as Gradual Process” de Steve Reich (texto). Apreciação: “Eight Lines” (DVD) de Steve Reich.
15/05 – Gravação Orquestra Filarmônica da UFPR
22/05 – Soundscape (paisagem sonora) e gravação de campo. “Rainforest” de Steven Feld
29/05 – Discussão de projetos artísticos. Análise de notação expandida: Erhard Karkoschka. Das Schriftbild der neuen Musik [biblioteca: 781.24 K184s (Embap)]
05/06 – Avaliação: prova escrita dissertativa sobre os textos e obras analisadas. 

2º bimestre

12/06 – Aula coletiva de composição: Gustavo, Jean, René, Ronaldo
19/06 – Aula coletiva de composição: Ian, Eduardo, Lucas, Mariana
26/06 – Aula coletiva de composição: Marcelo, Eliel, Christian, Rafael
03/07 – Aula coletiva de composição: Eliabe, César, Jaderson, Natan
24/07 – Entrega e discussão do 1º Rascunho (30% da nota). Conversa sobre carreira/possibilidades.
31/07 – “Anthem Of The Trinity” de Terry Riley.
07/08 – “Music for Marcel Duchamp” (1947) de John Cage e piano preparado.
14/08 – “Piano and String Quartet” de Morton Feldman. Deep Listening e Pauline Oliveros
21/08 – Avaliação: projeto composicional 3 miniaturas (70% da nota). Entrega da partitura e e registro da performance (pode ser por celular). Possibilidades: percussão (Prof. Demarchi), canto (Profa. Josiane), cello (Prof. Monan), violão (Prof. Alípio) e eletrônica/audiovisual. 

3º bimestre

28/08 – [SEM AULA: Projeto Caravana] – Reposição 03/09 às 17h00 no LaMuSA
04/09 – Música concreta: Schaeffer e os estúdios de Paris.
11/09 – Música eletrônica: Stockhausen, Eimert e os estúdios de Colônia. Kontakte (1958). Forma momento.
18/09 – Tape Music / Música Acusmática.
25/09 – Discussão de projetos artísticos. Aplicação conceito forma-momento.
02/10 – Soundscape (paisagem sonora) (Steven Feld)
09/10 – Live-Electronics (parte 1/2)
16/10 – Live-Electronics (parte 2/2)
23/10 – Avaliação: prova escrita sobre os textos e obras analisadas. 

4º bimestre

30/10 – SEM AULA – Seminário Autoavaliação Pós-Graduação
06/11 – Aula coletiva de composição: Marcelo, Christian, René.
13/11 – Convidada: Rafaele Andrade “Explorando as capacidades de instrumentos eletroacústicos digitais e impressos em 3D”
27/11 – Aula coletiva de composição: Gustavo, Ian, Lucas.
04/12 – Aula coletiva de composição: César, Ronaldo, Eliel.
11/12 – Aula coletiva de composição: Rafael, Jader, Eliabe.
18/12 – Avaliação: Instalação Sonora Eletroacústica “...ouvindo atentamente, e por um longo tempo...”. Prazo para entrega de: 1) Memorial descritivo e analítico justificando como a obra se adequa ao conceito de forma-momento; 2) Arquivos áudio/vídeo por email; 3) Material de divulgação (coletivo turma).

Música Eletroacústica

1º bimestre

Plano de Ensino: https://almeidaribeiro.com/eletroacustica.pdf
Material: https://www.dropbox.com/scl/fo/9iswrieinhfp0fcoko6xw/h?rlkey=0yjzhlu1txaafbo09byw79nt0&dl=0

03/04 – Introdução. Áudio#1: Identificação de equipamentos.
10/04 – Áudio#2: Fluxo de sinal. Etapas de produção fonográfica.
17/04 – Áudio#3: Processo de gravação e digitalização
24/04 – Concerto Prática Artística com obras dos professores de composição de CR (na Barão, 18h50)
08/05 – Áudio#4: Tipos de microfone (condensador, dinâmico, piezo). Posicionamento.
15/05 – Áudio#5: Gravação Orquestra Filarmônica da UFPR
22/05 – Áudio#6: DAW – desenvolvedores, processo de digitalização, funções e características.
29/05 – Áudio#7: DAW – Compressão. Equalização. Multi-Efeitos (reverb, delay, flanger etc.).
05/06 – Avaliação: prova escrita 

2º bimestre

12/06 – Áudio#8: Protocolo MIDI e instrumentos virtuais. PROJETO BANDCAMP: montagem da equipe e artista(s) convidado(s).
19/06 – Áudio#9: Mixer analógico (Soundcraft Spirit Folio SX). Gravadores analógicos: fita de rolo, cassette.
26/06 – Áudio#10: Mixer digital (Yamaha 01v96i)
03/07 – Áudio#11: Mixer digital (Yamaha 01v96i)
24/07 – Synth#1 – básico de geração de som, ruído, filtragem, envelope etc.
31/07 – Synth#2 – básico de geração de som, ruído, filtragem, envelope etc.
07/08 – Synth#3 – Aula Prática
14/08 – Synth#4 – Aula Prática
21/08 – Avaliação: projeto álbum BandCamp (gravar artistas convidados). Entrega e audição do projeto diretamente da plataforma. 

3º bimestre

3º BIMESTRE
28/08 – [SEM AULA: Projeto Caravana] – Reposição 03/09 às 19h00 no LaMuSA
04/09 – Programação#1: introdução a linguagens de programação de computer music (Max, Pure Data, SC...)
11/09 – Programação#2: síntese aditiva. O que são ondas quadrada, senoidal, dentes de serra, triangular etc. [Exercício #1]
18/09 – Programação#3: síntese subtrativa. [Exercício #2]
25/09 – Programação#4: Sampling e manipulação – looping, fatiamento e alongamento de tempo.
02/10 – Programação#5: Sampling e manipulação – gravação em tempo real. [Exercício #3]
09/10 – Programação#6: síntese granular. Conceito de freeze. [Exercício #4]
16/10 – Programação#7: síntese FM, AM e modulação por anel. [Exercício #5]
23/10 – Avaliação: prova escrita “Síntese Sonora”. Cada [Exercício #] é opcional e vale 5 pontos.

4º bimestre

30/10 – SEM AULA – Seminário Autoavaliação Pós-Graduação
06/11 – Programação#8: espacialização e ambisonics
13/11 – Convidada: Rafaele Andrade “Explorando as capacidades de instrumentos eletroacústicos digitais e impressos em 3D”
27/11 – Programação#9: MIDI e sequenciamento.
04/12 – Programação#10: efeitos delay, reverb, pitch shifter, plugins etc.
11/12 – Programação#11: patching “generative ambient music”
18/12 – Avaliação: Instalação Sonora Eletroacústica “...ouvindo atentamente, e por um longo tempo...”. Prazo para entrega de: 1) Memorial descritivo e analítico justificando como a obra se adequa ao conceito de forma-momento; 2) Arquivos áudio/vídeo por email; 3) Material de divulgação (coletivo turma).

Pós-Graduação 2024

Práticas Laboratoriais em Música e Tecnologia

Plano de Ensino: https://almeidaribeiro.com/praticas.pdf
Material: https://www.dropbox.com/scl/fo/5nuv23o8mvp0i241fst72/AG-Kh553W2Zzfzpzzp34Skk?rlkey=dyp03kopyl4935y9u6iztl47v&st=xq6rrg0d&dl=0

Carga Horária: 20h (especialização)
Horário: sextas-feiras 19h00 às 23h00
Sala: LaMuSA (Laboratório de Música, Sonologia e Áudio da UNESPAR – Rua Saldanha Marinho 131)

Encontros

24/05/2024
- Plano de ensino. LaMuSA.
- Breve histórico sintetizadores.
- Revisão acústica: frequência, amplitude, período, comprimento de onda, fase, série harmônica, harmônicos, definição timbre (clássica e moderna), temperamento igual, microtom, cents, MIDI cents, notação, inarmonia, parciais.

07/06/2024
- Introdução aos sintetizadores analógicos (cap. 2 livro eurorack).
- Formas de Onda e Síntese analógica.
- Componentes básicos de sintetizadores analógicos: Osciladores (VCO), Filtros (VCF), Amplificadores (VCA), Geradores de Envelope (EG) e Osciladores de Baixa Frequência (LFO).
- Sintetizador para análise: EMW 200 (clone EMS-200); Behringer 2600 (clone ARP 2500).

14/06/2024
- Integração com Max MSP (parte 1).
- Sintetizador para análise: Behringer K2 (clone Korg MS-20) e Behringer Neutron.
- Exercício #1: delay de fita com gravador de fita de rolo (Akai)
- Exercício #2: integração com fontes sonoras externas.

21/06/2024
- Filme: “I dream of wires”.
- Integração com Max MSP (parte 2).

28/06/2024
- Concerto DeArtes (19h30-20h30)
- Repertório: Morton Subotnik, Brian Eno, Klaus Schulze.
- Integração com Max MSP (parte 3).

11/08/2024
- Avaliação: elaborar uma composição / estudo com modulares (ca. 5 min.). Integração com digital é incentivada. Uso de vídeo é opcional, mas preparar para formato em YouTube. Prazo de entrega: 31/07. Será disponibilizado no YouTube, como parte de um playlist de sintetizadores modulares da página do Núcleo Música Nova / LaMuSA.

Extensão

Oficina #2 – “Gravação de Áudio em Campo”

Pasta com material
Carga Horária: 9h
Sala: LaMuSA (Laboratório de Música, Sonologia e Áudio da UNESPAR – Rua Saldanha Marinho 131)

Conteúdo

- Acústica básica; Noções básicas de áudio digital; Prática com gravadores portáteis.
- Noções básicas sobre microfones; Técnicas de Posicionamento de Microfone.
- Gravação de campo; Noções básicas de pós-produção.

Orientação:
Pós-Graduação

Leia mais

Orientações: Graduação

Leia mais

© 2024 De Almeida Ribeiro